Pular para o conteúdo principal

Visualizações 24hs




ELEIÇÕES 2020: ANDRÉ FUFUCA COMEMORA SUCESSO DO (PP) NO MARANHÃO EM CONVENÇÕES

Progressistas demonstraram força em convenções de 2020

“O ano de 2020 irá entrar para a história do Progressistas no Maranhão”. A projeção é do deputado federal, e presidente da legenda no estado, André Fufuca. Números comprovam que a legenda foi responsável pelas mais movimentadas e numerosas convenções no estado nesta primeira quinzena de setembro.

Participando diretamente da cabeça das chapas ou dando suporte a candidatos de outras legendas, o Progressistas arrastou multidões.


 Em Pinheiro, que tem como candidato à reeleição o progressista Luciano Genésio, milhares de pessoas prestigiaram a convenção que referendou a chapa.

Pouco tempo depois o mar azul se deslocou até Santa Luzia. A convenção da prefeita progressista França do Macaquinho também reuniu outra multidão. O mesmo entusiasmo foi visto em Peritoró, Matões, Imperatriz, Barra do Corda, Centro Novo, Nova Olinda, Lagoa do Mato, Pastos Bons e Alto Alegre do Pindaré.

Em todas as convenções a “onda azul” se fez ouvir e foi bastante elogiada por aliados e populares. Sempre prezando pela segurança e respeito à democracia.

“Após muito trabalho conseguimos trazer o PP para a elite da política maranhense. Hoje somos um dos poucos partidos que congregam sob a mesma bandeira cargos em todas as esferas, seja municipal, estadual ou federal, e uma militância que vai para rua defender nossos ideais por um estado melhor”, disse o deputado federal André Fufuca.

Desde a chegada de Fufuca à presidência do partido, o Progressistas deixou de ser um partido cartorial e começou a congregar lideranças de todo o estado. Com democracia e sempre prezando pelo conjunto e pelo bem comum, a legenda vem pavimentou o caminho que foi consolidado pelo sucesso nas convenções municipais de 2020.

ESSE TEXTO É UMA IRONIA

Vítimas da sociedade matam motorista de ônibus em São Luís

Racismo, violência policial, machismo e Jair Bolsonaro teriam motivado o assassinato pelas costas do motorista Francisco Teixeira
Continuar lendo
ARTIGO

A quase morte mais para morte do que para quase*

“O gosto da morte na minha boca deu-me perspectiva e coragem”. Nietzsche

No dia 14 de julho fui submetido às pressas a uma cirurgia cardíaca. Tive uma espécie de ruptura da principal via cardíaca. Risco de morte absurdo e aumentando a cada hora sem a intervenção cirúrgica. Sentia medo de morrer, tinha orgulho da vida breve que vivi e lamentava muito pelo meu filho que iria crescer sem mim. Chorei, sorri, refleti.

No último dia 14 de setembro voltei ao trabalho. Nesse fim de semana, mais especificamente no dia 19 de setembro, é datado o Dia Mundial de Conscientização da Dissecção de Aorta (o problema que tive). Acredito que passados dois meses de muita dor e angústia e em meio ao simbolismo do calendário, este é o momento mais pertinente para escrever sobre o assunto.

Pois bem, desde o nascimento do meu filho eu costumava me gabar de uma sensação que, literalmente, fazia sentir o sangue dentro do meu coração quando ao lado dele em algumas ocasiões. “Eu sinto o sangue no meu coração quando estou com o meu filho”, escrevia nos stories completamente ignorante da situação.

Não se tratava apenas de amor de pai para filho, mas de uma mistura de um problema genético chamado Síndrome de Marfam e proteção divina. E, por favor, não me peçam para conter ou limitar as palavras. O fato é que eu quase morri. E não foi aquela quase morte mais para quase do que para morte. Definitivamente foi mais para morte do que para quase.

Bem, entre meus momentos de reflexão tive mais certezas do que dúvidas. Arrogância? Não, não creio. A valorização de valores como amor, integridade, honestidade e gratidão deveriam ser certezas absolutas no mundo em que vivemos. Sabemos que não são. Da mesma forma de que tenho, faz tempo, a certeza de que não sou um santo e que, caso me fosse dada uma outra chance (sim, já tive outras), deveria pegar essas certezas e fazê-las mais presentes no meu comportamento.

Então, agora é hora de exercitar minha gratidão. A Deus eu agradeço todos os dias. Aqui eu gostaria mesmo de agradecer aos homens, mulheres e as coisas que me ajudaram a superar a morte.

Primeiramente ao Hospital UDI, rebatizado para Rede D’or São Luís, e ao Plano de Saúde Bradesco. A velocidade do plano em autorizar o procedimento foi fundamental, bem como o empenho da diretoria da Rede D’or. Eles possibilitaram as ferramentas que outros usaram para salvar minha vida. Na pessoa do diretor Augusto César Passanezi, obrigado.

Agradeço aos médicos que me atenderam nas pessoas dos cirurgiões Vinicius Nina e Marco Aurélio. Aos enfermeiros, técnicas, zeladoras, fisioterapeutas, camareiras, copeiras e todos os que trabalham naquela UTI eu gostaria de agradecer nas pessoas dos enfermeiros Fábio e Marcos Fortes. Depois de Deus, eu devo a vocês a minha vida. Muito obrigado, pessoal.

Também sou muitíssimo grato aos que mandaram mensagens de apoio, visitaram, ligavam todos os dias, faziam videochamadas e colocaram-se à disposição e agiram de forma direta ou indireta pela minha recuperação. Todos os que sem saber, e os que sabendo, acabaram garantindo um pouco mais de vontade de viver ao meu corpo combalido e meu espírito arredio. Fernando, valeu muito mesmo!

Não morri, estou vivo. Estou vivo, filho. Te amo muito. Mais que tudo. Estou aqui por você. 

*Publicado originalmente na edição impressa de O Estado do Maranhão do dia 19 de setembro de 2020

ELEIÇÕES 2020

Voto consciente: não reeleja nenhum vereador em SLZ

Por 35 anos Câmara de Vereadores foi esquecida pela sociedade civil, classe política e imprensa tornando-se um adereço em São Luís. Em 2020 está na hora do eleitor começar a mudar essa realidade não reelegendo ninguém.
Continuar lendo
CIDADANIA

MPMA realiza campanhas de arrecadação de doações

O Ministério Público do Maranhão, por meio dos Centros de Apoios Operacionais dos Direitos Humanos e da Infância e Juventude está promovendo campanhas de arrecadação de doações para ajudar instituições filantrópicas. O MPMA também participa, por meio da Seção de Saúde Funcional, do Setembro Dourado, iniciativa voltada à conscientização sobre o câncer infantojuvenil, tendo em vista o diagnóstico precoce da doença.

Continuar lendo

NOTA DE RETRATAÇÃO EM RELAÇÃO AO JUIZ DOUGLAS DE MELO MARTINS

Eu, José Fernandes Linhares Júnior, jornalista responsável pelo blog “LinharesJr.com” e pelo usuário @blogdolinhares nas redes sociais Instagram e Twitter, no que concerne à matéria com a chamada “Maluco”, intitulada de “Juiz que proibiu carreata pró-Bolsonaro incentiva ataques terroristas em São Luís”, publicada em 05.06.2020 nas referidas plataformas, venho apresentar RETRATAÇÃO PÚBLICA E PEDIDOS PÚBLICOS DE DESCULPAS de todas as afirmações que desferi contra o juiz Douglas de Melo Martins, referentes a manifestações constantes de suas redes sociais acerca dos protestos realizados contra o racismo nos Estados Unidos desde a morte de George Floyd.

Após ser acionado judicialmente e em audiência de conciliação ocorrida no dia 18 de setembro, o senhor Douglas de Melo Martins, em pleno gozo de seus direitos, explicou com clareza e de forma precisa o teor de suas publicações. Seus esclarecimentos deixaram claro que EU ERREI GRAVEMENTE em minhas interpretações sobre suas manifestações ao considera-las irônicas e agressivas.

O magistrado não incentivou depredação de patrimônio público e terrorismo como foi, levianamente, afirmado por mim. Douglas Martins também não apoia e/ou incentiva grupos violentos que atentem contra a democracia de qualquer forma.

Dessa forma, e como titular do apontado blog e dos perfis do Instagram e Twitter, reconheço que agi de forma equivocada, injusta e em dissonância das boas práticas jornalísticas em relação ao referido magistrado e meus leitores no referido caso e em mensagem de áudio divulgada por mim no aplicativo de mensagens Whatsapp que trata sobre o mesmo tema.

Outrossim, também reconheço meu erro ao afirmar que não haveria mais um magistrado na Vara de Interesses Difusos e Coletivos, uma vez que o apontado juiz também provou não ter qualquer predisposição de descumprir ou violar a Constituição Federal, nem de afrontar as determinações do Conselho Nacional de Justiça.

Reconheço, por fim, que inobservei o dever de levar a notícia com respeito, decoro e fidelidade, lamentando pelo equívoco cometido.

Assim sendo, pelas injustas ofensas equivocadamente proferidas, peço sinceras desculpas ao mencionado magistrado, bem como a todos os leitores que tiveram seus julgamentos e opiniões em relação à publicação do senhor Douglas de Melo Martins deturpados por meu texto, reforçando o compromisso de levar informações e notícias com a fidedignidade imposta ao bom jornalismo.

Jornalismo e erros de português

Não podem ser comuns, mas são inevitáveis.

CIÊNCIA

Estudo do IBGE mostra que fome no MA aumentou com Flávio Dino

Resultado de estudo divulgado pelo IBGE nesta quinta (17) mostra que a fome aumentou no Maranhão após a chegada de Flávio Dino ao governo. Clique e veja os números.
Continuar lendo
TRAGÉDIA

Assassinato no petshop: a valentia cobra um preço alto

Ser morto e matar por um cachorro e/ou alguns míseros reais era a única opção de Daniel Leite e Eduardo Viegas?

Após uma discussão por motivos fúteis, o veterinário Daniel Leite assassinou o empresário Eduardo Viegas no dia 9 de setembro. Vídeo divulgado nesta quinta (17) revela que os dois tiveram uma discussão antes de Daniel tentar tomar o celular de Eduardo, que revidou com socos antes de ser alvejado por nove tiros.

Lamento que Eduardo tenha morrido e também lamento que Daniel Leite tenha imputado a si mesmo cicatriz tão grande na própria vida. Imagino a dor da perda das duas famílias e não consigo imaginar o que pode doer mais a um pai ou uma mãe: ir ao enterro do filho ou saber que ele disparou nove vezes contra uma pessoa desarmada.

No fundo, tanto Daniel quanto Eduardo foram vítimas de surtos de valentia por razões imbecis que matam tantas pessoas diariamente. Seja por briga no trânsito, discussões por futebol, quantias irrisórias, crimes passionais…

Se algum dos dois tivesse mais consciência e menos valentia, talvez esse texto não tivesse sido escrito e os dois estivessem bem.

Agora é preciso escrever o óbvio para poupar-me dos cérebros deficientes: tenho plena convicção de que Daniel Leite é criminoso e Eduardo Viegas é vítima.

Morrer assassinado ou ser preso por assassinato em meio a uma discussão dentro de uma clínica por uma porcaria de cachorro e/ou alguns míseros reais é algo grotesco.

São raros os casos em que uma tragédia dessa natureza não poderia ter sido impedida por algum dos dois envolvidos. E o vídeo deixa evidenciada uma triste realidade…

Daniel Leite poderia ter evitado de tornar-se um criminoso e Eduardo Viegas teve a chance de dificultar a própria morte.

Que nós, principalmente nós homens, comecemos a pensar sobre esse tipo de situação com mais frequências todas as vezes que um surto de valentia flertar com nosso comportamento: será que vale a pena?

CAMPANHA ELEITORAL

Braide reafirma que vai governar ouvindo as comunidades

O candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), reafirmou durante reunião do “Braide em Todo Canto” no Bairro São Francisco, que fará uma gestão participativa, ouvindo as comunidades e que desde o primeiro dia de governo irá trabalhar para que os serviços públicos municipais funcionem com qualidade. Braide esteve reunido com os moradores junto com a candidata a vice-prefeita, professora Esmênia.

“O bom político não é aquele que sabe falar bem, mas sim aquele que sabe ouvir bem o que o seu eleitor deseja. Como deputado, sempre foi essa a minha direção, e não serei diferente como prefeito de São Luís”, ratificou Braide.

Continuar lendo


BLOG DO CASTRO 🌐

Comentários







Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO DO TIO DA SENADORA DAMARES É APREENDIDO COM QUASE 300 KG DE MACONHA

POPULAÇÃO DO MARANHÃO SEGUEM COM MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO BATALHÃO, NA CAPITAL SÃO LUÍS-MA

BOLSONARO ANUNCIA QUE VAI RETOMAR OBRA DE REFINARIA PREMIUM DE BACABEIRA