POLÍCIA FEDERAL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE ENVIAR MARANHENSES COM DROGA PARA A EUROPA

 
A Polícia Federal prendeu no estado de São Paulo, nesta quinta-feira (26), um homem suspeito de integrar um grupo criminoso especializado em aliciar e enviar maranhenses para a Europa, na condição de ‘mulas’, pessoas que, conscientemente ou não, transportam entorpecentes em seus corpos ou em bagagens e levam as drogas para outros países.


A prisão foi feita durante a operação Narco-Diáspora, realizada nos municípios de Açailândia/MA, Imperatriz/MA, Bataguassu/MS, São João Evangelista/MG, Mogi-Guaçu/SP e São Paulo/SP.


Durante a investigação, a PF constatou que a captação de ‘mulas’ era normalmente realizada no interior do Maranhão, entre pessoas em condições financeiras vulneráveis, que eram convencidas a participar do crime.


Os aliciados eram normalmente levados para São Paulo/SP, ficando hospedadas em um hotel. No local, as pessoas ingeriam a cocaína (em ‘bolotas’) ou as guardavam em bagagens e recebiam as orientações sobre o processo de imigração na Europa. Os principais países de destino das ‘mulas’ eram França, Espanha, Portugal e Turquia.


Durante a operação, a Polícia Federal cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, sendo que quatro desses mandados foram cumpridos no Maranhão, dois em Açailandia e dois em Imperatriz.


As buscas a apreensões foram feitas nas residências dos alvos e em empresas investigadas, além do sequestro/indisponibilidade de valores existentes em contas bancárias e/ou aplicações financeiras, de veículos que se encontrem em nome dos investigados, bem como de imóveis registrados em seus nomes.


As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Imperatriz/MA.


A PF estima que mais de 10 pessoas aliciadas pelo mesmo grupo foram presas como ‘mulas’, principalmente entre os anos de 2021 e 2022.


Comentários







Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO DO TIO DA SENADORA DAMARES É APREENDIDO COM QUASE 300 KG DE MACONHA

POPULAÇÃO DO MARANHÃO SEGUEM COM MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO BATALHÃO, NA CAPITAL SÃO LUÍS-MA

BOLSONARO ANUNCIA QUE VAI RETOMAR OBRA DE REFINARIA PREMIUM DE BACABEIRA