MAIS DE 40 DEPUTADOS FEDERAIS VÃO PROTOCOLAR PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA POR FALA SOBRE HOLOCAUSTO


Um grupo de mais de 40 deputados federais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai protocolar pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela fala do chefe do Poder Executivo neste Domingo (18). Lula comparou a guerra de Israel contra a Palestina ao Holocausto.


Os deputados citam um trecho da lei que fundamenta os crimes de responsabilidade para justificar o pedido. O texto diz que é crime “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Os parlamentares dizem que a afirmação de Lula é “injustificável, leviana e absurda”. “É uma afronta aos judeus, aos descendentes do horror do nazismo e algo que só fomenta o crescimento do antissemitismo no Brasil”, diz o texto.

Uma das signatárias é a deputada federal Carla Zambelli (PL-RJ).

Em Adis Abeba, na Etiópia, Lula disse que não há outro paralelo ao que está ocorrendo em Gaza a não ser o que foi feito durante a Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. “O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.

A fala também causou revolta do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que disse que o presidente “cruzou a linha” e "banalizou o Holocausto". Veja o vídeo do primeiro ministro de Israel.





Comentários