DISPUTA EM PERI-MIRIM DEVE FICAR ENTRE HELIEZER DO POVO E GILMAR PEREIRA

Peri Mirim presencia uma reviravolta política após a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito Dr Geraldo Amorim. Com a inelegibilidade do ex-gestor, que liderava as pesquisas de intenção de voto para as eleições de outubro, os demais pré-candidatos ganham novo fôlego na disputa.

Geraldo Amorim ficou inelégivel após ter sentença confirmada em 2ª instância pelo TJMA, agora ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos e corre o risco de ser preso, entretanto ele vem correndo contra o tempo para se livrar da possibilidade de ser preso. Segundo alguns juristas que consultamos, o ex-gestor não terá seus direitos políticos ativos e não será candidado em 2024, você poderá conferir a decisão no final da matéria.

Embora afastado da eleição, Dr Geraldo permanece como uma figura central no pleito de Peri Mirim. Seu apoio é visto como decisivo, e o candidato que receber seu endosso terá grandes chances de sucesso. Mas esse apoio só surtirá efeito caso ele direcione para alguns dos outros três postulantes do cargo: Heliezer Soares, Gilmar Pereira e Quinzinho o Forasteiro.

Em resumo, ele não consegue transferir todo seu poder político para seu filho como sucessor político pois o mesmo não detém uma base já consolidada e ativa no município e o espaço de tempo para a construção de uma base é pequeno.

Analisamos alguns prováveis cenários que podem acontecer em Peri Mirim e entre os cenários possíveis após essa reviravolta, destacam-se:

  • Apoiar Heliezer, com a possibilidade de indicar Geraldinho ou outro aliado, como Rosa Pinheiro ou Marcos Bordalo, para vice-prefeito, uma vez que a vaga de vice ainda está aberta na chapa de reeleição do prefeito;
  • Apoiar Gilmar sob a condição de indicar aliados para compor o secretariado em caso de vitória, uma vez que a vaga de vice-prefeito da chapa já está fechada com o Dr Chales;
  • Dr. Geraldo pode lançar seu filho Geraldinho como candidato ou optar por não se envolver na eleição, uma vez que é apontado como muitos como egoista e não se sujeitaria a não ser o protagonista não sendo peão em obra alheia.

Uma certeza sobre o futuro de Geraldo na política local é que Quinzinho, apelidado de “forasteiro”, está excluído de qualquer aliança com Dr Geraldo, que expressou claramente sua preferência por um “filho da terra” para liderar a prefeitura.

Esses são os contornos do novo quadro político em Peri Mirim, marcado pela ausência do favorito e pela expectativa em torno do destino do seu apoio.

Veja a decisão que retirou Geraldo Amorim do pário:

Joerdson Rodrigues

Comentários