FORÇAS ARMADAS DA UCRÂNIA MOSTRAM EM VÍDEO ABATE DE SUPOSTO AVIÃO RUSSO

Aeronave seria um Sukhoi SU-25 russo; vídeo da queda foi publicado no perfil do Ministério da Defesa da Ucrânia no Twitter

As Forças Armadas da Ucrânia informaram que derrubaram uma aeronave que sobrevoava Kiev, capital do país, nesta sexta-feira (25). O avião, que seria um Sukhoi SU-25 russo, e um vídeo da queda foi publicado no perfil do Ministério da Defesa da Ucrânia no Twitter. Segundo as autoridades ucranianas, o avião caiu em uma área residencial da cidade.

O impacto com a queda da aeronave causou um incêndio. Na mensagem do Twitter, o Ministério da Defesa da Ucrânia comemorou o suposto abate do avião.

Também nesta sexta, o mesmo perfil do Ministério da Defesa da Ucrânia pediu que a população do distrito de Obolon, a noroeste de Kiev, capital do país, faça coqueteis molotov para neutralizar possíveis invasores na região. O país está sob ataque da Rússia desde as primeiras horas de quinta-feira (24).

“Pedimos aos cidadãos que informem sobre a circulação dos equipamentos! Faça coquetéis molotov, neutralize o ocupante! Moradores pacíficos, tenham cuidado! Não saiam de casa”, pede o governo na mensagem, publicada na madrugada desta sexta-feira (25), no horário do Brasil.

Entenda o conflito

Após meses de escalada militar e intemperança na fronteira com a Ucrânia, a Rússia atacou o país do Leste Europeu. No amanhecer desta quinta-feira (24), as forças russas começaram a bombardear diversas regiões do país – acompanhe a repercussão ao vivo na CNN.

Horas mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou uma “operação militar especial” na região de Donbas (ao Leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas de Luhansk e Donetsk, as quais ele reconheceu independência).

O que se viu nas horas a seguir, porém, foi um ataque a quase todo o território ucraniano, com explosões em várias cidades, incluindo a capital Kiev.

De acordo com autoridades ucranianas, dezenas de mortes foram confirmadas nos exércitos dos dois países.

Em seu pronunciamento antes do ataque, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.

Esse ataque ao ex-vizinho soviético ameaça desestabilizar a Europa e envolver os Estados Unidos.


A Rússia vem reforçando seu controle militar em torno da Ucrânia desde o ano passado, acumulando dezenas de milhares de tropas, equipamentos e artilharia nas portas do país.

Nas últimas semanas, os esforços diplomáticos para acalmar as tensões não tiveram êxito.

A escalad

a no conflito de anos entre a Rússia e a Ucrânia desencadeou a maior crise de segurança no continente desde a Guerra Fria, levantando o espectro de um confronto perigoso entre as potências ocidentais e Moscou.

(*Com informações de Sarah Marsh e Madeline Chambers, da Reuters, e de Eliza Mackintosh, da CNN)

Da CNN

Comentários







Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO DO TIO DA SENADORA DAMARES É APREENDIDO COM QUASE 300 KG DE MACONHA

POPULAÇÃO DO MARANHÃO SEGUEM COM MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO BATALHÃO, NA CAPITAL SÃO LUÍS-MA

BOLSONARO ANUNCIA QUE VAI RETOMAR OBRA DE REFINARIA PREMIUM DE BACABEIRA